@mor - Daniel Glattauer
💻 @mor
Série: Emmi & Leo
Autor: Daniel Glattauer
Ano: 2013 / Páginas: 212
Editora: Suma de Letras
Avaliação:
Livro no SkoobAvaliação:
Compre o Livro
Quem diria que ao tentar cancelar a assinatura de uma revista seria possível começar um relacionamento virtual com alguém que nunca viu antes? Emmi Rothner fez uma pequena confusão com o nome de Leo Leike e deu nisso.Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade.
A senhora se enganou. Este é um e-mail particular. Meu endereço eletrônico é woerter@leike.com . A senhora certamente queria escrever para woerter@like.com . A senhora já é a terceira pessoa que me pede o cancelamento. A revista realmente deve ter ficado muito ruim.9 meses depois de resolverem o mal entendido, Leo recebe um e-mail coletivo de Emmi lhe desejando boas festas, e é aí que tudo começa.
Nove meses depoisAssim, motivados pelo mistério e curiosidade eles começam sua amizade. Ás vezes com muito bom humor e as vezes com nenhum humor, mas eles continuam se falando e tornam isso um hábito diário. Leo está se recuperando de um término de relacionamento em que ficou anos e Emmi é casada, tem dois filhos e como ela mesmo diz, é "Feliz no casamento".
Sem assunto
Feliz Natal e Próspero Ano Novo. É o que lhe deseja. Emmi Rothner
A princípio só o que conhecemos dos protagonistas são seus nomes, suas profissões, e outros poucos detalhes. Somente no decorrer de seus e-mail vamos descobrindo mais sobre as personalidades, e detalhes físicos de cada um.
A coisa que mais me chamou a atenção foi que o livro é composto somente por e-mails. Não há nenhum tipo de narrador, e não podemos nem mesmo saber o que se passa na cabeça dos personagens além do que eles escrevem em seus e-mails. Isso tornou o livro muito imprevisível e me prendeu do início ao fim.
Fica visível o quanto eles se gostam, mesmo que demonstrem muito pouco do seu afeto abertamente. Leo é muito reservado e tem um jeito muito educado de escrever. Já Emmi é mais instigante, e bem humorada.
"E quando eles vão finalmente se encontrar?" Foi o que eu me perguntei quando achei que eles já estariam prontos pra dar esse passo. Mas um encontro clássico onde iriam cordialmente se apresentar um ao outro estava fora de questão. Afinal eles já haviam idealizado seu amigo de e-mails, e tinham medo de não corresponder as expectativas do outro.
Fw: Querida Emmi, sugiro que nos encontremos pessoalmente, mas sem que saibamos, ou seja, que permaneçamos confundíveis em meio à massa humana. Poderíamos escolher, por exemplo, o Café Huber, na Ergelstrasse. Você certamente o conhece. Um público bem variado costuma se encontrar lá. Escolhemos um período de duas horas, talvez numa tarde de domingo, e nesse tempo estaremos ambos presentes. No vai e vem constante, e no empurra-empurra do salão, ninguém vai notar que estamos tentando nos descobrir...Depois dessa "missão de reconhecimento", as curiosidades aumentam ainda mais e o afeto também. Eles começam a se gostar muito mais, a falar muito mais e isso vira algo muito mais que uma amizade. Eles estabelecem uma conexão bem grande e começam a compartilhar segredos e falar francamente sobre eles mesmos. Claro que com isso também surgem muitas divergências e muitos e-mails irritados são enviados.
Completamente dependentes dos e-mails eles usam as palavras para superar problemas e situações que acontecem em suas vidas. Fui surpreendida com tantos altos e baixos e ficou bem claro que nem tudo aquilo que eles mostraram de si em primeiro momento era totalmente verdade.
Muitas questões são levantadas e vai ficando mais claro o motivo de eles se manterem fieis no seu relacionamento virtual.
O livro se torna absolutamente viciante a cada página e é impossível largar a leitura.É tão envolvente que terminei no mesmo dia em que comecei a ler.
Fiquei impressionantemente curiosa pra ver no que ia dar essa história, e posso dizer que não me arrependi. Mas fique sabendo que o final de @mor não traz a resolução do caso Emmi e Leo. Na verdade ele traz mais perguntas que respostas. Somente em A Sétima Onda ficamos sabendo o que realmente aconteceu com os dois.
Sinceramente, Daniel Glattauer escreveu muito bem. A leitura flui e deixa o leitor louco pra saber logo como vai terminar a história. Claro que eu dei cinco estrelas e provavelmente lerei novamente no futuro.
E aí, você já leu esse livro ou algum parecido?
Nenhum comentário: