Resenha | Para Todos os Garotos que Já Amei

junho 13, 2016
Imagem: Meninices da Vida

❤️ Para todos os Garotos que já Amei
Autora: Jenny Han
Ano: 2015 / Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: 
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Bom, eu nunca tinha lido nada da Jenny Han e posso dizer com certeza que esse foi um bom começo. "Para todos os Garotos que já Amei" é envolvente, divertido, e muito reflexivo em vários momentos. O livro tem uma linguagem bem atual, e faz com que o leitor viva junto com a protagonista todas as agonias, conflitos e alegrias da adolescência.

Lara Jean é a menina mais tímida e fechada das irmãs Song. Margot, sua irmã mais velha é bem decidida e responsável. Já a mais nova Kity é muito determinada e audaciosa. Mesmo sendo muito diferentes, as três irmãs são muito unidas e ficaram muito mais depois da morta da mãe. Desde então elas moram apenas com o pai que trabalha bastante. Margot faz o papel de mãe para as duas irmãs mais novas, mas as três tem responsabilidades em casa para não sobrecarregar o pai. Agora que Margot está prestes a viajar para começar a cursar a faculdade em outro país, Lara Jean terá que assumir o posto da irmã e ela definitivamente não está preparada.
Lara Jean está com medo de não dar conta de tudo e triste por não ter sua irmã mais velha ao seu lado para ajudá-la. Levar Kity para a escola mesmo tendo medo de dirigir, preparar o jantar todas as noites entre outras coisas, são as dúvidas que ela terá de enfrentar já que agora é a nova irmã mais velha da casa.
Além de toda essa preocupação, mais uma coisa está deixando Lara Jean louca: todas as suas cartas de amor sumiram. As cartas de amor que não são para ela mas sim dela, são cartas em que ela desabafa o amor que sentiu por garotos que já amou um dia. Ao descobrir que as cartas foram enviadas, tudo vira de cabeça pra baixo na sua vida e ela passa por momentos que nunca imaginou que passaria.
" Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”
Eu errei ao pensar que esse livro seria uma leitura boba e cheia de romance adolescente. Ele trata de muitas questões importantes e reais que vivemos enquanto jovens. E apesar de ser um pouco previsível não se deixa ser chato e cansativo. Os personagens evoluem muito, principalmente Lara.
No início do livro ela é claramente apenas uma menina dependente de sua irmã mais velha que sempre decide e tem controle tudo. Com a ida de Margot para a faculdade, Lara passa a se desafiar e isso a faz muito bem. No decorrer da história, Lara vai adotando uma postura diferente e dá para notar seu amadurecimento. Ela era uma menina frágil que se fechou depois da morta da mãe e vai se tornando uma versão melhor de si mesma, o que é muito importante pro enredo.
"O amor é assustador: ele muda, ele pode ir embora. Esse é o risco. Eu não quero mais ficar com medo."
Esse foi um livro que me surpreendeu e divertiu bastante. Também posso dizer que me peguei sofrendo junto com a Lara e torcendo pra que tudo desse certo pra ela. Foi uma leitura que me fez reagir, pensar, e me colocar no lugar da protagonista muitas vezes.
Jenny Han me cativou com esse livro e tenho certeza que vai cativar você também.
Se eu fosse falar de realmente tudo que tem no livro esse post teria muitas páginas! Acredite: tem muita coisa acontecendo nesse livro e você só vai saber lendo.
Então se deixe cativar também pelos personagens incríveis de "Para todos os Garotos que já Amei". Tenho certeza que você vai gostar.

"Para todos os Garotos que já Amei" já tem uma sequência e o livro se chama "P.S.: Ainda Amo Você" que em breve também será resenhado aqui no blog.

Você já leu o livro? O que achou? Deixe nos comentários, porque eu tô curiosa pra saber.
-Beijo! 💋

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.